domingo, 27 de maio de 2012

O Japão está preste a quebrar que nem Grécia!?



  

  Como o PIB do Japão é mais ou menos 12 vezes maior do que o da Grécia,  se acontecer o mesmo tipo de problema no Japão, o impacto sobre a economia mundial deverá ser muito maior.Aliás, muitas economistas estão alertantado que a moratória pode acontecer no Japão em qualquer momento.  Antes de mais nada, vou lhe mostrar como a dívida do país tem aumentado nos últimos 30 anos através da seguinte figura.



  Em 1982, o governo japonês tinha "só" 100 trilhões de ienes de dívida acumulada ( equivalente à 2,2 trilhões de reais ). Contudo,com o passar do tempo, a dívida total foi aumentando e chegou perto do patamar histórico de 1000 trilhões de ienes em 2012.  Então, vamos ver como é o balancete do governo japonês agora.Resumindo o balancete, fica assim mais ou menos.

O valor total do imposto arrecadado :  40 trilhões de ienes. 
O gasto total do governo                   :  70 trilhões de ienes.

  Ou seja, 30 trilhões de ienes estão faltando para equilibrar a balança. Nessa condição, quais medidas o governo japonês tomava até agora?Entre tantas medidas que o governo adotava, a medida que ajudava mais o cofre nacional era emissão dos títulos do governo. Com isso,consegia arranjar mais 30 trilhões de ienes. Dentre esse valor, 20 trilhões de ienes eram destinados para pagar os títulos emitidos no passado.

  Deu para entender a gravidade do problema financeira do governo japonês,ne? A dívida do Japão vem aumentando como se fosse a bola de neve descendo a montanha!!Então, como é a situação da economia japonesa comparando com outros países desenvolvidos?A figura embaixo mostra proporções das dívidas em relação aos PIB.

Como você pode se notar, o valor total da dívida do governo japonês ( cerca de 100 trilhões de ienes ) é quase dobro do PIB ( cerca de 54 trilhões de ienes ).  Como as proporções dos outros países desenvolvidos tais como Estados Unidos, Inglaterra ficam na patamar entre 50 e 70 % do PIB, ( exceto Itália que fica no patamar de 120 % ), o índice do Japão é extremamente alto!!

  Tudo isso está indicando que o Japão está preste a quebrar que nem Grécia.

  Mesmo nessa situação, ainda há vários economistas insistindo que o Japão não vai quebrar pelas seguintes razões.Dizem que há 1400 trilhões de ienes de bens individuais no Japão. Contanto que este valor seja maior do que a dívida acumulada, o Japão não vai se quebrar.   
Mais de 90 % das pessoas que compraram títulos do governo é povo japonês e entidades japoneses tais como banco e empresa de seguro. Portanto, diferentemente da Grécia que tinha muitos compradores dos títulos nos exteriores, contanto que o governo japonês garante as credibilidades dos títulos aos japoneses, não há possibilidade de Japão quebrar.
   Ao meu ver, essas justificativas são meios furadas.O governo japonês pode manter o sistema financeiro em funcionamento mais alguns anos. No entanto, caso não tome nenhuma providência radical, cedo ou tarde, o Japão vai se quebrar.

  Aliás, quantas vezes o Japão trocou primeiro ministro na última década!? Por acaso, algum primeiro ministro consegiu converter a situação miserável do Japão adotando políticas adequadas!? O sistema que nós construímos sempre fica obsoleto com o passar do tempo. É necsssário atualizar ou reformular o sistuma de tempo em tempo conforme a situação. Senão, fica tarde demais.

  Sinto muito, mas eu acho que o Japão já passou a fase na qual ainda podia se recuperar por “cirurgia”. Infelizmente o Japão já está no UTI. A única coisa que nós podemos fazer agora é só esperar o Dia X chegar.Para nós termos menos prejuízo no Dia X, nós devemos tomar devidas providências individualmente com a intenção de diminuir o nosso risco. 


  Guardar o dinheiro nas contas de vários bancos, inclusive a conta no banco do exterior.
  Comprar imóveis tanto no Japão quanto no exterior.
  Comprar ouro ou diversos tipos de ações.

  Eu vi um programa de TV, no qual relatava que muitos japoneses da classe média já estão fazendo essas coisas citadas acima......  Eu imagino que a economia japonesa vai se recuperando depois que o Japão se quebrar. É uma coisa de natureza mesmo.

0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)