sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estresse deixa homens mais sociáveis



Viu só, todo o estresse acumulado no seu corpo, durante essa semana de trabalho e estudos, até merece um brinde hoje no bar – e um alívio no sábado e domingo.
A maioria das pesquisas afirma que os homens estressados ficam nervosinhos e agressivos, enquanto as mulheres se tornam mais sociáveis e protetoras. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, encontrou outros resultados para os homens. Segundo o estudoeles também ficam mais sociáveis quando estão estressados.
Divididos em dois grupos, 67 homens participaram dos testes. De um lado, uma turma teve de levar a sério alguns objetivos, como discursar em público e resolver testes mentais de matemática. A outra metade, mais sortuda, precisou só brincar de fazer essas atividades, de um jeito bem mais relaxado.
Em seguida, os participantes, ainda separados em grupos, participaram de uma série de jogos que envolvia dinheiro e exigia confiança entre os colegas. Segundo os pesquisadores, os jogos foram desenvolvidos para medir quanto uma pessoa está disposta a confiar nos parceiros, se tentarão conquistar a confiança dos outros ou traí-los, e se vão preferir acumular ou dividir o dinheiro entre todos.
Enquanto brincavam, os pesquisadores monitoravam os batimentos cardíacos e mediam pela saliva aconcentração de cortisol (hormônio do estresse) em cada participante.
E aí veio a surpresa. Ao invés de comportamentos agressivos, os pesquisadores perceberam que,quanto maior o nível de estresse, mais confiáveis, fiéis e generosas eram as atitudes destas pessoas durante o jogo. “Aparentemente, homens também mostram um lado mais sociável como consequência direta do estresse”, diz a pesquisadora Bernadette von Dawans.
Só vale lembrar que nada em excesso faz bem (dizem até que o estresse faz com que os tumores cresçam e se espalhem). Melhor mesmo é deixar esse estresse controladinho e viver tranquilo, certo?

fonte: Superinteressante.

0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)