sábado, 14 de abril de 2012

Você já viu um Dedo da Morte em ação na Antártida? (Vídeo)




No momento de sua criação, um brinicle se assemelha a um cano de gelo indo em direção ao fundo do mar. A água que flui por dentro do "cano" é super fria e salgada e é produzida pelo crescimento da camada de gelo sobre a superfície do mar. A princípio, a formação é super frágil e suas paredes são muito finas. Podemos ver no vídeo abaixo o fluxo de água extremamente fria e salina que vai formando o brinicle em direção ao fundo.



Quando toca o fundo do mar, o dedo da morte continua a congelar a água em seu caminho em direção ao ponto mais baixo do chão. Alguns animais marinhos lentos que estiverem no caminho do brinicle estarão condenados a morte por congelamento e isto é perfeitamente mostrado no vídeo abaixo. Estrelas-do-mar morrem congeladas pelo avanço do dedo da morte em seu caminho rumo abaixo.


Quando uma porção de água congela, força as impurezas como o sal para fora do gelo, como resultado a água circundante torna-se mais salina e mais densa, diminuindo assim a sua temperatura de congelamento. O congelamento não é instantâneo e como a solução é mais densa, congela enquanto afunda formando pequenos túneis de gelo ajudando a formar o brinicle.

0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)