sexta-feira, 30 de março de 2012

Como Lembrar de Seus Sonhos


  1. Faça uma decisão consciente de se lembrar de seus sonhos. Você tem uma chance maior de se lembrar deles se realmente quiser se lembrar. Presumindo que você queira, diga a si mesmo que vai lembrar de seus sonhos e siga os passos para realizar o seu desejo.
  2. Coloque um bloco de anotações e uma caneta ao alcance quando estiver na cama. É melhor usar um papel liso sem nenhum desenho ou distração, e o bloco deve ser usado somente para registrar seus sonhos. Antes de dormir, deixe o bloco em uma página em branco, para não ter que procurar uma quando acordar. Ponha sempre a caneta no mesmo lugar para não precisar procurar por ela também. Uma alternativa é ter um gravador de som próximo à cama ou sob o travesseiro para poder relatar verbalmente seus sonhos.
  3. Coloque o despertador ou um relógio iluminado próximo. Quando acordar, é bom se focar em se lembrar dos seus sonhos antes de executar outras atividades. Se conseguir acordar sem o despertador, não precisará desligá-lo, mas se precisar de um para acordar, você quer ser capaz de desligá-lo o mais rápido possível - de preferência sem se mover na cama. Não use a função rádio, pois os sons podem lhe distrair e lhe fazer se esquecer dos sonhos.

    • Se possível, tente usar um modo mais gentil de acordar. Acorde espontaneamente, peça a alguém para lhe acordar sem falar com você ou coloque um temporizador nas luzes do quarto. A maioria das pessoas acha mais fácil se lembrar dos sonhos sem ter que usar um despertador.
  4. Vá dormir cedo para conseguir um sono adequado. Se acordar cansado demais para pensar, vai ser difícil se lembrar de seus sonhos. Pouco tempo de sono também limita a quantidade de sonhos que terá. Pessoas que dormem menos de seis horas têm mais dificuldade em lembrar-se dos sonhos.[2]
  5. Pense sobre um problema ou preocupação antes de dormir, pensando sobre a situação sem se forçar para conseguir respostas. Pensar sobre o problema abre as portas para sonhos mais vivos, e os sonhos podem oferecer mais informações sobre o problema.[3]
  6. Concentre-se em relembrar seus sonhos assim que acordar. Normalmente, você será capaz de se lembrar do último sonho antes de acordar. Não se mova ou faça qualquer coisa. Fique na mesma posição em que estava quando acordou e tente se lembrar o máximo do sonho antes de pensar em qualquer outra coisa.

    • Foque na primeira coisa que ver ao abrir os olhos. Este objeto vai fixar a vaga lembrança do sonho em um local da memória, onde vai ser mais fácil lembrar-se dele. Fixar seu olhar em uma maçaneta, lâmpada ou prego na parede vai conter sua necessidade de começar seu dia e vai lhe ajudar a guardar as memórias do que experimentou enquanto estava dormindo.
  7. Registre o sonho em um diário. Escreva tudo que lembrar, começando com um esquema básico com coisas presentes no sonho, o local, a situação, os personagens, a emoção do sonho (se você estava assustado ou feliz) e imagens importantes de que se lembre. Se puder se lembrar de algum diálogo, talvez seja bom escrevê-lo primeiro, pois as palavras dos sonhos são facilmente esquecidas. Registre tudo que quiser, mesmo se só puder se lembrar de uma imagem. Assim que começar a escrever o básico, mais e mais do sonho vai vir à tona.

    • Um sonho sobre abraços e beijos
      Um sonho sobre abraços e beijos
       Se não puder se lembrar de nada sobre o sonho, escreva a primeira coisa que lhe vier a mente assim que acordar. Pode ser relacionado a algo no sonho, e pode ativar lembranças. Escreva também como se sente ao acordar. As emoções que experimenta em um sonho perduram por um breve momento assim que acorda, e se acordar ansioso ou relaxado, pergunte-se porquê.
  8. Aumente a quantidade de sonhos de que se lembra escrevendo no diário toda a vez que acordar no meio da noite. Uma pessoa tem vários sonhos durante o sono, e se só registra o último, existem outros dos quais não está se lembrando. É tentador voltar a dormir assim que acorda no meio da noite, mas aproveite a oportunidade para se lembrar do que sonhou antes de fazê-lo - provavelmente, você não se lembrará dele ao acordar pela manhã.

    • Por só se lembrar do último sonho da noite, você pode se lembrar de mais sonhos ao acordar diversas vezes durante a noite. Nós temos um ciclo completo de sono a cada 90 minutos aproximadamente, e pode ser produtivo programar o despertador para lhe acordar diversas vezes em múltiplos de 90 minutos (como 3 horas, 4,5 horas ou 7,5 horas) depois do seu horário esperado de adormecer. Sonhos na segunda metade do sono são geralmente mais longos que os da primeira, e provavelmente pode ser útil esperar pelo menos 4,5 horas antes de acordar intencionalmente.
    • Isto só é recomendado para pessoas com sonos normais e adequados e que podem adormecer novamente com facilidade. Caso contrário, pule este passo.
  9. Mantenha outro bloco de anotações consigo durante o dia. Algumas vezes, você vai ouvir ou ver algo durante o dia que despertará uma memória de um sonho da noite anterior. Anote imediatamente e pense como elas podem se encaixar no resto do sonho.

Dicas

  • Mantenha uma luminária no seu criado-mudo. Se acordar no meio da noite, você vai precisar de luz para escrever, e como o despertador, você vai querer ligar a luz com o mínimo de esforço possível.
  • Se tiver o mesmo sonho no dia seguinte, anote-o também. Um sonho recorrente vale a pena ser lembrado com afinco, pois ele pode ter um significado especial.
  • Ao registrar seus sonhos, lembre-se que são anotações pessoais. Elas não precisam fazer sentido para os outros e você não precisa escrever de uma forma que facilite o entendimento de outros. Escreva o que acredita ser verdade, não o que faz sentido.

Avisos

  • Tome cuidado ao interpretar seus sonhos, pois o significado deles não é muito bem compreendido, e a interpretação de sonhos está longe de ser uma ciência exata. Por exemplo, um sonho sobre morte não significa algo ruim ou que alguém vai morrer.
  • Se tiver problemas em dormir ou não conseguir dormir o suficiente durante a noite, não tente se lembrar dos sonhos no meio da noite. Volte a dormir.

Materiais Necessários

  • Um bloco de anotações e um lápis
  • Algo para lhe acordar gentilmente
  • Um abajur perto da cama

0 Coments:

Postar um comentário

Por favor nos deixe aqui seu comentário. Mas um aviso: Cuidado com o que fala. :)